Guajará-Mirim, 22 de Novembro de 2024

SAÚDE: Distrito recebe médico e moradores agradecem

O distante Distrito de Surpresa, localizada cerca de 215km da sede do município de Guajará-Mirim, no encontro das águas dos rios Guaporé e Mamoré, na fronteira com a Bolívia, depois de um bom tempo sem a presença fixa de um médico, acaba de suprir essa deficiência com a chegada de um profissional...

SAÚDE: Distrito recebe médico e moradores agradecem Foto de Divulgação / Crédito Coordenadoria de Comunicação Social da PMGM
O distante Distrito de Surpresa, localizada cerca de 215km da sede do município de Guajará-Mirim,  no encontro das águas dos rios Guaporé e Mamoré,  na fronteira com a Bolívia,  depois de um bom tempo sem a presença fixa de um médico, acaba de suprir essa deficiência com a chegada de um profissional contratado e lotado na localidade pela prefeita Raissa da Silva Paes,  Raissa Bento (MDB), visando proporcionar uma efetiva assistência àquela população. 
 
 
O novo médico é o Dr. Jorge  Sejas Tejerino que, na Unidade Básica de Saúde Antônio Elias Teixeira atenderá a comunidade com o auxílio da Enfermeira Alessandra de Carvalho e a Técnica em Enfermagem Vanda Rodrigues da Silva.  A Administradora da UBS é Samayara Correia de Lima.
 
O Administrador do Distrito, Rudimar Luiz e a Administradora da UBS, agradeceram, em nome da população,  essa importante ação da prefeita Raissa Bento para com aquela esquecida e trabalhadora  população que, ao lotar um médico na localidade comprova o real interesse em atender os anseios e as necessidades daquele povo.
 
BREVE HISTÓRICO DE SURPRESA 
 
De acordo com os historiadores, a primeira pessoa a chegar a Surpresa foi o seringalista paraibano Severino Cavalcante,  no ano de 1926. Devido as dificuldades encontradas, não permaneceu muito tempo no local.
 
Em 1931, Tancredo Farias de Matos, que amava os rios Guaporé e Mamoré, aporta com sua esposa, Rosa Cortez,  na localidade.  Depois de explorar por alguns dias a localidade e descobrir seringueiras, castanheiras e poalha (opecacuanha),resolveu denominar o lugar de Surpresa. 
 
Aos 44 anos, no ano de 1946, Tancredo foi vítima de um grave acidente e não resistiu, vindo a falecer no dia 15 de junho do mesmo ano.