Guajará-Mirim, 22 de Novembro de 2024

CULTURA: Equipe da Sejucel chega a G. Mirim para realizar planejamento da volta de festival dos bois

Chegou a Guajará-Mirim nesta terça-feira, 11, uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL) e já deu início aos estudos e planejamentos para o retorno daquele que é o mais festival da cidade de Guajará-Mirim: o festival folclórico, cujos protagonistas são os bois Malhadinho e Flor do Campo...

CULTURA: Equipe da Sejucel chega a G. Mirim para realizar planejamento da volta de festival dos bois Foto de Divulgação / Crédito Coordenadoria de Comunicação Social da PMGM
Chegou a Guajará-Mirim nesta terça-feira, 11, uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL) e já deu início aos estudos e planejamentos para o retorno daquele que é o mais festival da cidade de Guajará-Mirim: o festival folclórico, cujos protagonistas são os bois Malhadinho e Flor do Campo.
 
A equipe oriunda da Capital. Porto Velho, é comandada pela diretora de Cultura da Sejucel, Mádma Dias, e já acompanhou na noite de ontem o início dos ensaios do Flor do Campo, que foi realizado na quadra de esportes da Escola Almirante Tamandaré, no bairro Tamandaré, onde fica a sede do Flor do Campo.
 
Nesta quarta-feira, 12, a equipe acompanha o primeiro ensaio do boi Malhadinho.
 
Maior entusiasta do retorno do festival, e incumbido pela prefeita Raissa Bento (MDB), de retomar esse evento de volta, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo da Pérola do Mamoré,  Ricardo Lira Maia, o Ricardinho Tô na Night, não tem medido esforços para alcançar o objetivo do retorno do famoso festival que há seis anos não é realizado. 
 
Cumprindo etapas pré-estabelecidas, Ricardinho manteve contatos em Porto Velho e viajou até a cidade de Parintins,  no Amazonas e palco do maior festival a céu aberto só mundo, para realizar intercâmbio e introduzir modernos métodos na festa de Guajará-Mirim. E para selar a vitória,  consegue apoio junto à pasta estadual da Cultura, que manda à Cidade Pérola uma equipe credenciada para colaborar de forma direta e decisiva no retorno do chamado "festival dos bois".
 
"Depois de seis anos sem nosso grande festival, graças ao apoio de nossa jovem prefeita Raissa, o apoio de setores empresariais e governamentais, assim como a própria garra e determinação das pessoas ligadas aos dois bois, estamos concretizando o sonho de trazer de volta nossa maior festa da cultura popular desta faixa de fronteira", declarou!
 
O retorno do festival está definido para o final da primeira quinzena do mês de outubro próximo.
 

 


Galeria de Fotos

* Clique na foto para ampliar